História da Igreja de São Sebastião

Ainda na década de 50, precisamente em 1955, cogitou-se a construção de uma nova matriz que acolhesse um fluxo maior de pessoas. Em comissão presidida pelo Padre Domingos Herculano Casarim, e após doação do terreno pelos irmãos Steck, começa a tomar forma a Igreja de São Sebastião

As Quermesses e a Festa da Uva contribuíram para a construção.

As comissões organizavam festas e quermesses para o pagamento dos gastos com a obra. A Igreja era grande e precisava ser terminada. Além das doações materiais, muitos foram os voluntários que trablharam na obra.

É chegada a imagem de São Sebastião

Faltava inserir o Padroeiro São Sebastião, Santo escolhido por garantir a proteção dos Louveirenses. A imagem foi criada por empresa especializada no Rio de Janeiro e após chegar a São Paulo, foi trazida de caminhão até Louveira por Francisco Bossi. Após parada em Jundiaí, foi escoltada por soldados e chegou ao destino: Louveira.

Inauguração em 22/12/1957

Com a benção de Dom Paulo Rolim Loureiro, houve inauguração da Igreja de São Sebastião. 

Nessa mesmo dia, o pároco Padre Domingos Herculano Casarim recebeu o título de Monsenhor. Na imagem ao lado dando a benção no telhado da Igreja.

Créditos

“A história dá voz aos fatos através desse conjuntos de lembranças partilhados em diversos contextos incorporados por meio de sua compreensão.

Enquanto uns puderam fazer a história participando dela, outros limitaram-se simplesmente a assisti-la…”

Teresa Sonia Argentieri Bichara
Autora, LOUVEIRA no Tempo de Antes

Imagens: Família Chamani

Realização:

Jair F.A. Pinheiro | Instituto Natus

Jorge Bichara | Agência Katharsis