Quinto Dia (14/03): SÃO JOSÉ, ESPELHO DA PACIÊNCIA
L1: Em sua vida, José, com paciência e obediência, soube pronunciar o seu “fiat”, o faça-se, assim como Maria na Anunciação e Jesus no Getsémani. Na sua função de chefe de família, José ensinou Jesus a ser submisso aos pais (cf. Lc 2, 51), segundo o mandamento de Deus (cf. Ex 20, 12). A partir de todas vicissitudes, vemos que “José foi chamado por Deus para servir diretamente a Pessoa e a missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade: desse modo, precisamente, ele coopera no grande mistério da Redenção, quando chega a plenitude dos tempos, e é verdadeiramente ministro da salvação”. Com júbilo, iniciemos nossa quinta noite de Novena:
Salmista: Hino de São José
L2: Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Bondoso São José, que suportastes com heroísmo as provações e adversidades na viagem de Belém, na fuga para o Egito e durante a vida oculta em Nazaré, e me deste o exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus, obtende-me a virtude da paciência nas dificuldades de cada dia. Alcançai também invencível paciência a todos que suportam pesadas cruzes, a fim de que se unam sempre mais a Jesus, divino modelo de mansidão e paciência.
L1:
- 1 Pai-Nosso;
- 10 Ave-Marias;
- 1 Glória, em honra do Glorioso Patriarca, pedindo sua intercessão pelas vocações.
Rogai por nós, São José, pai nutrício de Jesus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
L2: OREMOS: Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes escolher o bemaventurado São José para esposo da Vossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos ter no Céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
Salmista: Hino de São José