Procedimento para gestão de redes sociais paroquiais

 

Sumário: orientações para melhores práticas na gestão das redes sociais da paróquia;

Orientações na Gestão das Redes Sociais

A orientação de nossa diocese e do Padre, é postar 1 criativo por dia no feed (nunca postar mais do que 1 post por dia no feed).

O foco das postagens deve ser sempre o público presente (ou seja, focar nas pessoas na plateia e não todo o tempo no altar e no padre);

Já as postagens para story, podem ser tantas quantas necessário diariamente;

Quando tiver alguma comemoração de matrimônio ou apresentação de criança, daí criar um vídeo com menos de 1 minuto e posta no story;

Quem devemos seguir e referenciar: As redes sociais da paróquia só deve seguir a Diocese de Jundiaí, as nossas outras comunidades do mesmo município e o Padre. Não devemos seguir perfis particulares de paroquianos, podendo seguir também o Vaticano, dentre outras redes sociais católicas de referência;

Orientação para os Criativos

Todos os criativos deverão conter um logotipo, ou identificação de sua comunidade;
Os convites, em geral, aqui na São Sebastião, nós postamos no story com 1 semana de antecedência e daí postamos no feed no dia anterior e no dia do acontecimento;

E, por orientação da Pascom Brasil, devemos sempre levar a palavra de Jesus Cristo, por exemplo, inserindo o Salmo do dia ou alguma frase de impacto Católico;

Aplicativos e redes em Uso

  1. Redes Sociais da Paroquia: Instagram e Facebook;
  2. Canva – criação de conteúdo;
  3. io – APP e painel online para gestão de conteúdo. A gente prepara os posts, escolhe os canais (em geral as 2 redes sociais Insta e Face) e programa o dia e horário em que o criativo deve sair. É possível também escolher se é post, carrossel, vídeo no feed ou no story;
    1. Logar em radaar.io ou baixar o APP Radaar no celular;
    2. Depois de logar, clica em PUBLISHING para visualizar a agenda de posts ora programados, conforme a tela abaixo:

a) Para programar algo, clica no botão circular do aviãozinho – parte inferior da figura acima;

b) Escolhe NEW POST, daí abre a tela de programação do post e basta ir escolhendo tudo (data e hora que deve sair a postagem, canais – channels que são as redes sociais, tipo de conteúdo (vídeo, carrossel ou story) fazer upload da imagem criada no canva, por exemplo, e em baixo para escrever algum texto ou colocar # – eu uso sempre para colocar o título do post para depois eu lembrar que foi cada post;

 

 

c) Pronto, clicar no botão PUBLISH para aparecer na agenda (tela anterior);

É só isso, quando chega no dia e horários programados, o criativo sai automaticamente;

d) Os criativos que foram postados aparecem em cor VERDE, os que ainda serão postados no futuro aparecem em cor AMARELA e os de cor VERMELHA, aconteceu algum erro no momento da psotagem e não foram efetivados, daí a gente precisa postar novamente (é raro acontecer isso, mas, às vezes, a rede social pode estar indisponível e daí o erro e o registro do LOG);

Tem também os posts recorrentes, ou seja, aqueles que a gente quer que saiam todas as semanas ou todos o meses, por exemplo, post de lembrete do dízimo ou da Missa da Família.

De forma geral a gestão de conteúdo ocupa algo em torno de 10 a 15 minutos por dia.