História da Igreja de São Sebastião

Ainda na década de 50, precisamente em 1955, cogitou-se a construção de uma nova matriz que acolhesse um fluxo maior de pessoas. Em comissão presidida pelo Padre Domingos Herculano Casarim, e após doação do terreno pelos irmãos Steck, começa a tomar forma a Igreja de São Sebastião

Quermesses e a Festa da Uva contribuíram para a construção.

As comissões organizavam festas e quermesses para o pagamento dos gastos com a obra. A Igreja era grande e precisava ser terminada. Além das doações materiais, muitos foram os voluntários que trablharam na obra.

É chegada a imagem de São Sebastião.

Faltava inserir o Padroeiro São Sebastião, Santo escolhido por garantir a proteção dos Louveirenses. A imagem foi criada por empresa especializada no Rio de Janeiro e após chegar a São Paulo, foi trazido de caminhão até Louveira por Francisco Bossi. Após parada em Jundiaí,fora escoltada por soldados e chegou ao destino: Louveira.

Inauguração em 22/12/1957

Com a benção de Dom Paulo Rolim Loureiro, houve inauguração da Igreja de São Sebastião. Nessa mesmo dia, o pároco Padre Domingos Herculano Casarim recebeu o título de Monsenhor. Na imagem ao lado dando a benção no telhado da Igreja.

A história dá voz aos fatos através desse conjuntos de lembranças partilhados em diversos contextos incorporados por meio de sua compreensão. 

Enquanto uns puderam fazer a história participando dela, outros limitaram-se simplesmente a assisti-la…

Teresa Sonia Argentieri Bichara

Autora, LOUVEIRA no Tempo de Antes

Imagens: Família Chamani

Realização:

Jair F.A. Pinheiro | Instituto Natus

Jorge Bichara | Agência Katharsis